Responsabilidade Social
Sustentabilidade
REI DAS SAMARRAS surge da necessidade de manter viva e prolongar uma história que vem de longe.
Promover e difundir uma arte portuguesa de forma responsável, apresentando produtos autênticos em Burel, de forma consciente, respeitando a natureza.
Com o desígnio de partilhar a cultura e um estilo de vida, querendo mostrar ao mundo uma arte centenária, mas adequada aos tempos modernos, reinventando-se nas cores, no design e na personalização.
Impacto Social
Em 1968 nascíamos com uma missão: ajudar a recuperar a indústria do Burel e da Lã. Deste modo, apoiando populações debilitadas, dependentes da cultura de lanifícios.
A nossa intervenção passou em primeiro lugar pela revitalização do património, para que este saber antigo não desaparecesse das mãos daqueles que dele dependiam.
Apostamos na criação de novas peças de vestuário em Burel, gerando emprego em Penafiel e arredores, empenhámo-nos no seu desenvolvimento e formação profissional, contextualizando a arte milenar que se transmitia entre gerações para a tornar atual, contemporânea e sinónimo de economia local e nacional.
Garantimos emprego e procurámos atrair mais mão de obra qualificada para a região, promovendo um dinamismo de conhecimento e valorização de um produto nacional.
Na natureza nada se perde, tudo se transforma.
É com base nesta norma universal que trabalhamos.
Defendemos a política desperdício-zero, com o uso consciente dos seus recursos e desenvolvendo parcerias com artistas, designers de moda a inovar no aproveitamento e valorização da lã, a nossa matéria-prima, procurando desenvolver os nossos produtos a partir, também dos desperdícios, que dão origem a peças únicas e conscientes, e criar o menor impacto ecológico possível.
A nossa aposta continuada na sustentabilidade começa com a lã, com as ovelhas que lhe dão origem e moldam os vales das diversas regiões da Serra da Estrela desde que há memória.
Para a produção do Burel, tecido feito de 100% lã, utilizamos lã de Bordaleira e Churra, duas raças de ovelhas autóctones da Serra.
Procuramos certificar que os nossos fornecedores cumprem com as leis do bem-estar animal, e que a tosquia é feita de forma manual para não causar qualquer constrangimento ao animal.
A tosquia é um ato necessário para o seu conforto, ao mesmo tempo que preservamos uma tradição ancestral, mantendo esta cultura ancestral viva no tempo.
A lã é a base de tudo o que fazemos, sem que cause impacto ambiental.
É um produto natural e não poluente. Reciclável, renovável e durável.
É a lã que nos inspira no desenvolvimento do burel, levando-nos a avançar com a sua reciclagem, de forma a prolongar ainda mais a sustentabilidade deste produto consciente e transparente na sua conceção.
